Make your own free website on Tripod.com

MAURO ALENCAR
foto: Eduardo França

Mauro Alencar

MAURO ALENCAR, consultor e pesquisador de telenovela da Rede Globo, vem sendo requisitado para palestras e entrevistas sobre o tema - além de dominar a teoria, possui um arquivo vastíssimo sobre a telenovela em vídeo, discos, livros e cartazes.

Participou, falando de telenovelas, dos programas de TV Entrevista Especial (Globo News), Sem Censura, Front Page, Roda Viva (entrevistando Benedito Ruy Barbosa), Vitrine, SP-TV, Vídeo Show e Fantástico, além de ser constantemente consultado por jornais e emissoras de rádio.

Escreveu o prefácio para "O Crime do Zé Bigorna", de Lauro César Muniz. Palestras, como no Memorial da América Latina (São Paulo), Museu da Imagem e do Som (Rio de Janeiro), PUC (Porto Alegre), congressos internacionais, e um trabalho extenso em consultoria de telenovela para a Televisão da Universidade Católica do Chile, além da própria Rede Globo, destacam-se na vida deste especialista e amante da telenovela. Após apresentar palestra sobre a Telenovela Brasileira para a Oficina de Atores e Autores da Rede Globo, foi convidado pelo diretor Tônio Carvalho a integrar oficialmente o time de professores da Oficina de Atores.

Em março de 95 assessorou o diretor Herval Rossano na palestra "Qualidade e Produtividade" para profissionais da Rede Globo. Neste mesmo ano, em setembro, apresentou-se no XVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Universidade Federal de Sergipe) com o tema "A Telenovela na América Latina". E em novembro, participou do Simpósio Internacional de Cinema e Telenovela promovido pela USP, com o tema "Política Cultural: a exportação da imagem do Brasil através da telenovela e do cinema".

Em maio de 96, entrou em cena na X Semana de Tradução e Interpretação, promovida pela Faculdade Ibero-Americana, em São Paulo, com o tema "A Telenovela no Exterior". Realizou, ainda, o projeto em CD Globo 30, junto à presidência da Rede Globo, pesquisando, revendo e e analisando todas as novelas, minisséries e seriados. Atualmente é contratado da Rede Globo, onde, além de prestar consultoria e pesquisar sobre a telenovela brasileira, apresenta aulas sobre a telenovela brasileira. Além disso, integra a equipe do Departamento de Projetos Temáticos da emissora.

Escvreveu o texto "Som Livre - O Som Nosso de Cada Dia", sobre a história das telenovelas através da trilha sonora, para CD EXPO 97. Recentemente, a Editora Ática publicou entrevista sobre a Escrava Isaura na série "Roteiros de Leitura", onde Mauro Alencar falou sobre a novela mais exportada do Brasil. Recebeu, ainda, o título de Mestre em Telenovela conferido pela Universidade de São Paulo, em dezembro de 1996, com a tese "O Brasil Ligando na Globo", sobre o início da modernização e industrialização da telenovela.

Contato com Mauro Alencar através do tel (21) 2540-2101
fax (11) 5051-0829 / e-mail: malencar@unisys.com.br